Roteiro

Dada a sua proximidade às Serras da Gardunha e da Estrela, a Orca é um lugar ideal para fazer dela o ponto de partida para fazer incursões para explorar as maravilhas que ambas as serras nos podem oferecer, voltando depois para usufruir da tranquilidade e do sossego que a Casa das Magnólias proporciona.

De salientar também o excelente ponto de partida para visitar todas as povoações históricas existentes num raio de 10/60 km (Alpedrinha, Castelo Novo, Proença-a-Velha, Monsanto, Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova, Penha Garcia, Termas de Monfortinho, Penamacor, Belmonte, Sabugal, Guarda, Almeida, Sortelha e as cidades de Castelo Branco (com um dos melhores níveis de vida do país), Covilhã e Fundão. As Barragens da Idanha e da Marateca encontram-se também bastante próximas. Também a fronteira de Espanha dista apenas 50km de Orca.

Fundão

Terra das cerejas e do comércio tradicional e território de múltiplos contrastes, onde as serranias convivem com a planície.

Covilhã

Porta da Serra da Estrela e terra de descobridores, foi um dos principais centros da indústria têxtil em Portugal e na Europa, hoje recordada no Museu de Lanifícios. Actualmente destacam-se na cidade a Universidade da Beira Interior e o Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Castelo Branco

Cidade conhecida pelos bordados de Castelo Branco (peças de linho bordadas com fio de seda natural) e pelos Jardins do Paço Episcopal. De destacar também o museu centenário Francisco Tavares Proença Júnior (achados arqueológicos, tapeçarias e arte primitiva).

Idanha-a-Nova

Vila conhecida pela Barragem de Idanha ou de Marechal Carmona, onde se podem praticar actividades desportivas e de lazer, tais como: pesca, natação e vela.

Castelo Novo

Aldeia Histórica que já foi vila e sede de concelho, com numerosos edifícios e monumentos.

Alpedrinha

Vila conhecida por Sintra da Beira e pela feira do Chocalho com numerosos edifícios e monumentos.

Idanha-a-Velha

Aldeia Histórica fundada antes da era cristã que teve grande importância para o Império de Roma, com numerosos vestígios de habitações e templos romanos. Também foi conhecida por Egitânia e teve grande preponderância na Igreja Católica.

Proença-a-Velha

Já foi vila e sede de concelho e tem vários Monumentos de Interesse Público. Mantém ainda uma grande tradição religiosa.

Guarda

É a cidade mais alta de Portugal, conhecida pelos 5 Éfes: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Tem numerosos monumentos arquitectónicos.

Sabugal

Povoação existente desde tempos pré-históricos, sendo actualmente cidade. Como monumentos destaca-se o Castelo de Sabugal com os seus torreões. Segundo a tradição, foi neste castelo que se deu o famoso milagre das rosas que teve como protagonistas a Rainha Santa Isabel e o rei D. Dinis.

Monsanto

Aldeia histórica de Portugal, Monsanto é conhecida como "a aldeia mais portuguesa de Portugal". Notável pelas casas construídas sobre as rochas graníticas e algumas escavadas mesmo nas rochas. Tem numerosos monumentos arquitectónicos religiosos, públicos e privados (solares).

Penha Garcia

A presença humana data do período pré-histórico, existindo também vestígios romanos. Além dos monumentos arquitectónicos, existem ao longo do Rio Ponsul numerosos moinhos-azenha. Ao passear pela povoação deparamos com numerosas casas senhoriais. Região rica em fósseis, sendo de destacar a rota dos fósseis, inserida no Geoparque Naturtejo.

Sortelha

Aldeia Histórica de Portugal, estando o Castelo classificado como Monumento Nacional. Ao passear pelas ruas da aldeia deparamos com vários edifícios religiosos, solares e vários edifícios que merecem uma atenção especial. Tem vários restaurantes, bares e cafés, sendo a época aconselhável para visitar os meses de Fevereiro e Março - época das amendoeiras em flor.

Almeida

Região de planaltos, com paisagens a perder de vista. Existem vestígios da presença humana desde o paleolítico e Castros da Idade do Bronze. Também por aqui se fixaram romanos e árabes. De realçar a sua fortaleza e várias estruturas militares, que foram palco de numerosas lutas ao longo dos séculos. Existem também numerosos edifícios de arquitectura religiosa e civil.

Serra da Gardunha

Zona produtora da melhor cereja de Portugal, a Serra da Gardunha mantém o verdejante do seu arvoredo muito variado durante todo o ano. Numerosas levadas correm velozmente pela serra abaixo. Tem numerosos miradouros naturais dos quais se avista toda a Cova da Beira, a Serra da Estrela e as planícies da zona de Castelo Branco até à raia Espanhola. A Serra da Gardunha é também uma excelente zona de percursos pedestres. Altitude 1226m.

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é o principal destino turístico de Inverno em Portugal devido à neve, onde existe uma estância de esqui. Como produtos da serra destaca-se o famoso queijo da Serra da Estrela e a raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela. Trata-se da maior área protegida de Portugal.

Barragem da Marateca

Também conhecida por Barragem de Santa Águeda está situada nos primeiros quilómetros do Rio Ocreza e a cerca de 3,5 km da aldeia da Lardosa, esta servida pela Auto-Estrada A 23. Pode-se praticar vela e pesca. São proibidos barcos a motor.

Barragem de Idanha

Também conhecida por Barragem Marechal Carmona está situada no rio Ponsul, perto de Idanha-a-Nova. A sua principal finalidade é a rega. É uma albufeira de grande atracção turística, boa para desportos náuticos e pesca.

Termas de Monfortinho

As Termas de Monfortinho estão situadas mesmo junto à fronteira Espanhola, tendo apenas a separá-las de Espanha o Rio Erges. As suas águas, provenientes da Serra de Penha Garcia, são aconselhadas para o fígado, vias biliares, intestinos, pele e aparelho locomotor. Trata-se de uma grande atracção turística, quer a nível nacional, quer internacional.

Espanha

A fronteira de Espanha dista apenas 50 km da Casa das Magnólias. Basta cerca de 1 hora para visitar numerosas povoações de Espanha, por exemplo Moraleja, Coria, Zarza la Mayor, Alcántara, com numerosos e imponentes monumentos arquitectónicos romanos, e a grande Barragem (embalse) do mesmo nome e, um pouco mais a sul, Cáceres e Trujillo, ambas as cidades com importantes monumentos. De realçar em Alcántara também a importante e bem conservada Ponte Romana que liga Espanha a Portugal. Madrid dista apenas 320 kms da fronteira, sendo servida por Auto-Estrada desde Coria.

Penamacor

Povoação cuja origem se esfuma em tempos muito remotos. Por aqui passaram vários povos, entre eles Visigodos e Mouros. Do seu Castelo, considerado monumento nacional, restam apenas vestígios. Trata-se de uma povoação típica e genuinamente portuguesa que vale a pena visitar.

Belmonte

Terra de Pedro Álvares Cabral, abriga a maior Comunidade Judaica em terras portuguesas, com o seu museu único em Portugal. De realçar também o Museu dos Descobrimentos, o Museu do Azeite e a estação arqueológica, considerada como um "museu ao ar livre". Existem na vila numerosos monumentos, destacando-se, entre eles, o Castelo.